Folar de Valpaços (Chaves)

18-01-2011 02:09

Ingredientes:

 

(Para a massa)

1 Kg de farinha de trigo sem fermento

farinha q.b (ajuda na preparação)

8 ovos

+/- 150ml de azeite

+/- 100g de margarina

+/- 30g de fermento de padeiro

Sal

(para o recheio)

1 pedaço grande de fiambre (300g ou +)

1 pedaço grande de bacon (500g)

1 chouriço corrente

 

Preparação:

 

Num alguidar, coloque a farinha e, abra um buraco no centro.

Entretanto, coloque os ovos aquecer numa panela com água até ficar somente morna.

Num recipiente, deite o azeite, a margarina e uma mãozinha de sal e, leve ao lume até derreter completamente a margarina.

No alguidar, deite (no centro) o fermento de padeiro e desfaça-o com um pouco (não muito) de água tépida.

Junte a gordura (azeite e margarina) que levou ao lume e envolva na farinha.

Vá partindo os ovos para o centro do alguidar e, envolvendo com a farinha. (A minha sugestão é que tenha alguém a ajudar nesta tarefa pois a massa vai pegar-se demasiado às mãos e, torna-se incómodo mas, não é indispensável).

Vá amassando e povilhando com farinha, para que a massa se despegue do alguidar e das suas mãos e, começe a ligar até ficar mais homogénea.

Povilhe uma superfície plana (a mesa por ex, onde já terá colocado um pano de cozinha) com farinha e, bata bem a massa para ajudar no processo de levedura. Quanto mais bater a massa, mais ela crescerá quando for ao forno.

Após concluir este processo, faça o sinal da cruz bem fundo na massa. Ao levedar, a massa irá crescer e, consequentemente, o sinal irá desaparecer permitindo-lhe verificar que a massa atingiu o ponto ideal).

Embrulhe a massa num pano e coloque-a para levedar num sítio quente, longe de qualquer corrente de ar. (Eu costumo coloca-la por baixo de umas mantas ou cobertores, como a avózinha ensinou).

Nestas circunstâncias deve demorar cerca de 2 horas a levedar e, pode verificar através do processo que mencionei acima (o desaparecer do sinal da cruz). Não convém é, andar sempre a mexer na massa pois perde o calor e não leveda.

Corte o chouriço às rodelas, o bacon em tiras e, o fiambre em cubos ou tiras grossas.

Pode juntar-lhe outras carnes a seu gosto. A receita original envolve carnes com mais gordura que, aqui em casa dispensamos.

Estenda a massa com a ajuda das mãos ou, se preferir, com o rolo desde que não fique demasiado fina e, recheie com as carnes. Não tenha medo de colocar umas por cima das outras pois a massa irá crescer e preencher os espaços. Ao contrário, se colocar pouca carne, corre o risco de, no final, comer pão com aroma de carne ;)

De seguida, enrole a massa já recheada, tendo o cuidado de lhe ir dando um jeitinho nas extremidades de modo a fecha-la.

Volte a coloca-la para levedar. (Quando estiver "no ponto" devem aparecer uma especíe de bolhinhas em cima).

Leve ao forno bem quente (200ºc) durante cerca de 45m.

Se desejar, pode pincela-la com uma gema de ovo. Eu não costumo faze-lo pois a minha avó também não o fazia mas, há quem prefira.

É uma iguaria que se serve especialmente na páscoa embora eu também a faça no Natal. Também é bom no dia-a-dia para um lanche com muitas pessoas por ex. ou para mandar na lancheira dos míudos uma fatia.

BOM APETITE!

 

O que pensa desta receita?

mui

pagbb | 08-04-2017

Bhbv

folar de chaves

Oliveira | 09-03-2013

gosto e sempre adorei ver as minhas tias a fazer o folar de chaves; mas gostava de fazer um , eu aqui em França, mas para fazer um (1) folar quanto é que coloco de farina ? obrigado

Re:folar de chaves

francisco santos | 26-02-2016

para um folar è 1 kg de farinha de trigo

quero mais receitas

ginga | 01-03-2011

ja sei esta receita mas nunca e demais saber gostei como foi detalhada a instrução do processo para levedar,
porque so do mais tempo a levedar quando e para bolas de Berlim

preciso que me dem algumas ajuda na para fazer barrar bolos nao tenho muito geito
obrigada

Novo comentário